A Uefa anunciou nesta segunda-feira os nomes dos 32 atletas que vão concorrer ao prêmio de melhor jogador da Europa de 2012. Messi, ganhador da primeira edição, em 2011, puxa a lista que não conta com nenhum brasileiro.
O prêmio surgiu por iniciativa do presidente da Uefa, Michel Platini, e substitui a distinção que premiava o Jogador do Ano na Europa. Tal como aconteceu em 2011, jornalistas oriundos das 53 federações filiadas à entidade que comanda o futebol do Velho Continente, formaram o júri e elaboraram uma lista com os seus jogadores preferidos, ordenados de 1 a 5, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo quatro pontos e assim sucessivamente.
O site oficial da Uefa vai divulgar no próximo dia 14 de agosto os nomes dos três jogadores mais pontuados na primeira fase da votação. Será depois realizada uma eleição direta, em Mônaco, onde os mesmos jornalistas irão utilizar um sistema eletrônico para determinar o vencedor de entre os três candidatos.
Messi é um dos quatro jogadores do Barça na lista. Os outros três - Xavi, Andrés Iniesta e Cesc Fàbregas – integraram a seleção da Espanha vencedora da última Eurocopa. Três dos seus colegas de Fúria, Xabi Alonso, Iker Casillas e Sergio Ramos, estão entre os seis jogadores candidatos do Real Madrid e juntam-se ao trio português formado por Cristiano Ronaldo, Pepe e Fábio Coentrão.
Assim como o Real, o Manchester City, campeão inglês, também está representado por seis jogadores, dois a mais que o Chelsea.
Na lista estão representados 12 clubes, incluindo o Atlético de Madri, que contou com a inspiração do colombiano Radamel Falcao para conquistar a Liga Europa pela segunda vez em três temporadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário