terça-feira, 29 de maio de 2012

Espanha e Alemanha favoritas da Eurocopa-2012

A Eurocopa-2012, disputada do dia 8 de junho a 1º de julho na Polônia e na Ucrânia, reúne praticamente as melhores seleções do mundo, tirando Brasil, Argentina e Uruguai, e terá como favoritas a atual campeã Espanha e a Alemanha.
Além da 'Fúria' e da 'Manschaft', que ocupam as duas primeiras posições do ranking da Fifa, França, Itália, Holanda, Portugal e Inglaterra também esperam brilhar na competição continental apesar de terem apresentado resultados irregulares nos últimos anos.
Além de defender o título europeu que conquistou em 2008 ao derrotar a Alemanha na decisão, a Espanha é a equipe a ser batida por contar com a base do time campeão da última Copa do Mundo.
Nada menos que 19 dos jogadores convocados pelo técnico Vicente Del Bosque participaram da campanha vitoriosa na África do Sul em 2010.
No entanto, o treinador espanhol terá um desfalque de peso, o atacante David Villa, que marcou quatro gols na Eurocopa-2008 e na Copa do Mundo de 2010 e está fora por ter fraturado a perna durante o Mundial de Clubes, no último mês de dezembro.
Ele também não poderá contar com o zagueiro Carles Puyol, também do Barcelona, que sofreu uma lesão no joelho no início deste mês de maio.
"Villa é insubstituível pelas suas características e pela sua eficiência, mas temos que buscar outras soluções. O mesmo ocorre com Puyol, que é uma referência para os outros dentro de campo e será um grande desfalque", lamentou Del Bosque.
Com a ausência de Villa, o treinador convocou Fernando Torres, Fernando Llorente e Álvaro Negredo no ataque, enquanto a dupla de zaga deve ser formada por Gerard Piqué e Sergio Ramos.
O grande ponto forte da equipe espanhola é o meio de campo, com grandes jogadores como Xavi, Iniesta e Cesc Fábregas, do Barcelona, Xabi Alonso, do Real Madrid, e David Silva, do Manchester City.
Já a Alemanha terá como principal destaque o meia Mesut Özil, responsável pela armação da maioria das jogadas ofensivas do Real Madrid.
Apesar do favoritismo, a equipe comandada por Joachim Low vem de duas derrotas, por 2 a 1 para a França e por 5 a 3 para a Suíça no sábado, sendo que na última o treinador não pode contar com muitos jogadores que devem ser titulares na Eurocopa.
"Tentaremos trabalhar nossa engrenagem para jogar melhor na hora da competição", declarou o treinador após a partida contra os suíços.
A Holanda, atual vice-campeã mundial, fez uma campanha brilhante nas eliminatórias (só não teve 100% de aproveitamento porque perdeu a última partida contra a Suécia enquanto já tinha assegurado a liderança da sua chave), mas decepcionou nos últimos amistosos que disputou.
No sábado, os holandeses perderam em casa por 2 a 1 para a modesta Bulgária, em Amsterdã.
A derrota mais preocupante foi em novembro, quando levaram um 'baile' de 3 a 0 diante da Alemanha, que voltarão a enfrentar na primeira fase, já que integra o temido 'grupo da morte', a chave B, junto com Portugal e Dinamarca.
Os portugueses apostam no talento de Cristiano Ronaldo para derrubar o favoritismo de alemães e holandeses e sonhar com uma vaga nas quartas, enquanto os dinamarqueses, derrotados por 3 a 1 pelo Brasil no último sábado, são os 'fregueses' anunciados da chave.
A Inglaterra é uma incógnita, já que a equipe será comandada por um novo treinador, Roy Hodgson, depois de o italiano Fabio Capello ter pedido demissão para protestar contra a decisão da federação inglesa de retirar a braçadeira de capitão do zagueiro John Terry, acusado de racismo.
Como na Eurocopa-2004, disputada em Portugal, os ingleses farão sua estreia contra a França. Na ocasião 'Les Bleus' tinham vencido de virada por 2 a 1, com dois gols marcados pelo craque Zinedine Zidane nos minutos finais.
Desta vez, os franceses apostam no talento da geração dourada de jogadores nascidos em 1987, os meias Hatem Ben Arfa, Jérémy Ménez e Samir Nasri, além do atacante Karim Benzema, que brilhou nesta temporada com o Real Madrid.
No grupo D, França e Inglaterra enfrentarão adversários difíceis, como a Suécia e a co-anfitriã Ucrânia.
A Espanha terá uma tarefa mais fácil no grupo C, no qual terá como adversários a Irlanda a Croácia e a Itália.
A 'Squadra Azzura' tem tudo para se classificar junto com os espanhóis, mas foi sacudida por mais um escândalo de manipulação de partidas que atingiu até jogadores de seleção, já que o volante Domenico Criscito foi cortado após ter sido interrogado por seu suposto envolvimento no 'Caso Calcioscommesse'.
O grupo A é aparentemente o mais fraco da competição, com a co-anfitriã Polônia disputando uma vaga nas quartas com a Rússia, a República Tcheca e a Grécia, que protagonizou a maior zebra da história da Eurocopa ao conquistar o título na edição de 2004.


Por: Brendha Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário